Naruto regressa novamente ao mundo dos videojogos, mas desta vez, não pela mão daCyberConnect2 mas sim por uma companhia chamada Premium Agency.
Quem tem andado a par de todos os videojogos da série (boa sorte com isso), saberá perfeitamente que a CyberConnect2não foi apenas a companhia que mais jogos da série produziu, mas também os melhores.
Tendo de investir em projectos de maior escala como Asura’s Wrath, aCyberConnect2 larga a série (talvez não permanentemente) e a Namco Bandai encarrega a Premium Agency de criar o mais recente jogo da série, Naruto Shippuden: Kizuna Drive.
Sabendo que este jogo não foi criado pelas mãos da CyberConnect2, é compreensível que os fãs da série esperem um possível decréscimo na qualidade do jogo relativamente aos seus antecessores. O engraçado é que Kizuna Drive consegue ser bastante competente, senão a par dos típicos Narutosque a CyberConnect2 tem feito.
Para começar, Kizuna Drive possui uma história verdadeiramente original. Esta está situada no arcoShippuden mas não envolve qualquer pedaço de história presente no manga ou no anime, servindo como um jogo ideal para quem desejar desfrutar da sua história sem estar a par ou ter conhecimentos da série em geral.
A jogabilidade é também bastante simples e divertida. Beat ‘em up poderá ser a melhor palavra para descrever Kizuna Drive como um todo, que, apesar de apresentar alguma repetitividade no combate ao fim de umas horas, não deixa de ser altamente funcional e muito bem executado.
Inicialmente, o jogador começa apenas com quatro personagens jogáveis para fazer uma equipa (com um máximo de quatro elementos), mas este vai adquirindo mais à medida que for progredindo no modo história, que poderão depois ser utilizadas tanto neste modo como no modo Free Mission.
Apesar de haver muito button mashing, o jogador não deixa de poder efectuar diversos combos com os botões de ataques fortes e fracos. Existe também a possibilidade de tirar vantagem dos ambientes de combate contra o inimigo, podendo-se arremessá-lo contra uma parede ou um abismo. Se este estiver atordoado, o jogador poderá aplicar um ataque em equipa que provoca danos devastadores.
Os membros da equipa do jogador podem ser utilizados como assistência em combate. Estes combatem por si próprios, mas tornam-se particularmente úteis nos combates em que seja importante distrair os bosses para lhes poder aplicar um bom ataque. Estes aliados podem ser também controlados por outros jogadores através da componente co-op online (Ad Hoc)
Os bosses em particular requerem uma abordagem mais estratégica por parte do jogador, uma vez que estes só podem ser magoados em determinadas condições durante o combate ou num ponto fraco que possuam.
Quando um aliado se encontra incapacitado, o jogador pode se aproximar dele e reanimá-lo sem qualquer custo (uma mecânica semelhante às de rejuvenescimento encontrada em Gears of War).
Não é possível bloquear em combate, mas para compensar, o jogador pode usar chakra para invocar um jutsu de substituição e desviar-se de ataques com o botão de salto. Ferramentas como bombas eshurikens, apesar de limitados, podem ser utilizados para complementar os ataques especiais do jogador quando este não se vir possibilitado para recarregar o seu chakra.
As missões no modo de história e em Free Mission tendem ser bastante simples, mas o sistema de classificação em cada uma delas (quanto maior for o chi acumulado em combate e quanto menor for o número de casualidades, melhor será a classificação) vai conceder ao jogador inúmeros e variados equipamentos que poderão ser equipados para melhorar as características de cada personagem, facilitando futuras missões no jogo como consequência.
Kizuna Drive é muito vivido e animado a nível gráfico tanto nas personagens como nos ambiente de jogo. A cutscenes no modo história são contadas sobre a forma de anime através de stopmotion, algo que não deixa de ser artisticamente único nos videojogos de hoje em dia.
O jogo possui dobragens tanto em inglês como em japonês. Escusado será dizer, as dobragens japonesas são de longe as melhores. A banda sonora é um bocado mais monótona em comparação com os jogos anteriores, mas não deixa de incorporar aspectos musicais da série como do costume.
Depois de tanto tempo a jogar Narutosfeitos pela CyberConnect2, Kizuna Driveconsegue ser uma nova experiência de uma companhia diferente que não deixa de ser bastante agradável. Apesar de não possuir tão grande profundidade como os seus antecessores, o jogo demonstra focar-se mais para o aspecto que o torna em algo divertido e fácil de se aprender a jogar em pouco tempo, a jogabilidade.
Ainda que muito diferente do habitual, os fãs da série apreciarão Naruto Shippuden: Kizuna Drive com muito gosto, e qualquer possuidor de uma PSP que goste de jogos de acção sentir-se-á satisfeito com este simples, mas divertido jogo da série do qual não precisará de qualquer conhecimento prévio da história da série para poder desfrutar dele ao máximo.
Naruto Shippuden: Kizuna Drive para a Sony PSP foi desenvolvido pela Premium Agency para a BANDAI NAMCO Games. O jogo é distribuído em Portugal pela NAMCO BANDAI Partners Ibérica S.A., que concedeu à ENE3 um exemplar de análise para testar.
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